Associação Médica de Caxias do Sul
Sobre a Amecs
Nossa História

            A Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs) fundada em 1948 , completou seus 70 anos  no dia 31 de Agosto de 2018. Na época denominada Sociedade de Medicina, a entidade foi fundada pelo Médico Austríaco José Aloísio Brugger e mais dez colegas, dia 31 de Agosto de 1948. Brugger graduou-se em Medicina, em 1923, em Viena, e veio para o Brasil em 1929. Chegou em Caxias do Sul na primavera de 1933, a convite da Associação Damas de Caridade, atual, Pio Sodalício Damas de Caridade. Brugger foi o primeiro Presidente da Sociedade de Medicina.

              Sem uma Sede própria, no início a Sociedade de Medicina, funcionava em três lugares diferentes, alternando os locais das reuniões entre a Sede da Associação Comercial, do Rotary Club e do Clube Juvenil.

                Em 1953, havia em Caxias do Sul, 35 Médicos e dois Hospitais, o Del Mese e o Pompéia. Atualmente são mais de 1000 Médicos atuantes no Município, dos quais 430 Associados à Amecs. A Entidade já teve 25 Presidentes, além do atual, Charles Antonio Barcarolo Angeli

                 
A primeira Sede própria da Amecs foi adquirida em Novembro de 1965, na Avenida Júlio de Castilhos, 2017, altos do Banco Real. Foi também nessa data que a Sociedade de Medicina passou a denominar-se Associação Médica de Caxias do Sul. O Presidente  da Entidade, à época, era o Médico José Carvalho Belardinelli. Durante a Gestão de José Brugger, em Outubro de 1976, foi adquirida a Sede atual, na Rua Marquês do Herval, 1344/10º Andar, altos da Agência do Banco do Brasil. Somente em 10 de Outubro de 1980, na Gestão de Milton Comassetto, no entanto, a Amecs mudou-se para a nova sede.

                    Os 70  anos de fundação da Amecs mostram sua importância. Seu perfil, de início apenas Científico, voltado exclusivamente aos próprios Médicos, deu lugar a uma Instituição de referência para toda a Comunidade. Tanto que frequentemente a Associação é chamada a opinar e a intervir nos mais diversos assuntos logados à Saúde.


Primeiro Presidente

                       Jóse Aloísio Brugger, austríaco de nascimento José Aloísio Brugger foi o primeiro Presidente da Entidade e um entusiástico nas coisas que fazia. Seu filho, o também José Brugger, diz que seu pai tinha duas grandes paixões, a Fruticultura e a Medicina. Esta paixão pela profissão era vivida em casa, no seu dia-a-dia.
                        A criação, em 31 de Agosto de 1948, da Sociedade de Medicina em Caxias do Sul, hoje Amecs, tinha dois objetivos principais. “O primeiro objetivo foi a congregação da Classe.  O segundo e principal era o aprimoramento Científico dos Médicos. Com a troca de informação, os profissionais analisavam as situações e desenvolviam trabalhos Científicos. Essas reuniões contavam com a participação de Médicos da cidade e convidados de nível nacional e até internacional, ocasionalmente, relembra o filho, o também, médico José Brugger.

                          O Professor e historiador Mário Gardelin propôs a republicação de uma palestra proferida por José Brugger e Aloísio Brugger em 1953. No documento, editado em Julho de 2000, Gardelin dá o seu depoimento sobre o médico: “Guardei duas recordações expressivas do Dr. José Aloísio Brugger: o médico trabalhando no Hospital Pompéia, alto e alegre, saudava-me cordialíssimo. Lá ia a serviço jornalístico. Posso dizer que esta era a imagem do Dr. Brugger, como todos o chamávamos. A segunda lembrança foi uma visita que fiz a sua casa. Falou-me de sua vida e levou-me à biblioteca, onde me mostrou os seus livros preferidos, neles eu estava familiarizado, de modo que a nossa conversa se estende muito agradável.”

Estrutura Física

A AMECS  conta na sua infra-estrutura com amplo Auditório, localizado dentro da sua Sede, localizada na Rua Marquês do Herval, 1344/10º Andar, na cidade de Caxias do Sul - RS.
            No Auditório são realizadas reuniões da classe, palestras e eventos que envolvem diversos profissionais da área.

              Capacidade : 140 pessoas
               Estrutura:  Ar Condicionado
               Sistema de Som
               Data Show

               A Sede da AMECS,  adquirida na Gestão do Presidente Dr. José Brugger  que comporta todo o 10º Andar do prédio, localizada na Rua Marquês do Herval, 1344, em frente a Praça Central Dante Alighieri. A Sede, porém só foi inaugurada na Gestão do  Presidente  Dr. Milton Comassetto.

                A Sede abriga Secretaria da Associação, o Auditório, onde são realizadas as palestras e eventos com a participação de vários profissionais da área Médica.
                Há ainda no andar da Associação um espaço físico para coffee-break, que atende as necessidades dos eventos realizados na Sede.


Baixar Estatuto Social da Amecs
 

Copyright (c) 2018 AMECS